Liberdade
Entender o papel que as ideias políticas têm em nossa sociedade não deixa de ser um estudo da filosofia moral. No qual valores morais dão base de sustentação a teorias políticas. Entender as ideias presentes em nossa sociedade é se situar na própria sociedade. Dessa forma, um dos pontos mais polêmicas hoje em dia diz respeito a questão da obediência às leis e autoridades e o papel da coerção. A lei tem a ver com limites à liberdade? Que liberdade? I - O conceito de liberdade negativa.
Qual a área em que o sujeito pode ser ou fazer o que quer sem interferência?
Diz-se que alguém é livre na medida em que em determinada área de atuação ele não sofre nenhum tipo de limitação por terceiros. Nesse sentido diz-se que estou sendo coagido por outros. Limitando minha liberdade. Ser livre, nesse sentido, significa não sofrer a interferência de outros. Essa liberdade, segundo alguns, não poderia ser ilimitada, pois a liberdade de um acabaria interferindo na liberdade do outro, o que acabaria levando ao caos social. Dessa forma, os homens estavam dispostos a limitar sua liberdade em prol de outros valores, como segurança, felicidade e até mesmo pela própria liberdade. A lei então deve limitar a atuação dos homens. Mas acreditam também que o próprio limite à liberdade deve ter seus limites, ou seja, deve haver uma área em que a liberdade individual deve, necessariamente, ser preservada. Surge daí uma distinção entre uma área da vida privada e da autoridade pública.
Mas qual seria os limites da área privada e da pública? De que liberdade se fala? Defender a liberdade de um homem que, por suas condições materiais escassas, não tem condições de usufrui-la é caçoar de sua condição. O que é a liberdade para esse indivíduo? Qual o valor dela para quem não pode usufruir dela? As noções e valorações da liberdade individual certamente variam de acordo com as condições sociais de cada um, mas não é isso o que mais