Grupo: Denize Dantas, Letícia Gonçalo, Maria Isabel Luna e Ana Carla.
Proposta
Neste trabalho, escolhemos o gênero textual, e-mail. Quanto a esta seleção, parte da discussão e da reflexão do grupo gira em torno da importância da escrita, seja esta na forma culta ou de maneira informal. Julgamos importante também mostrar aos alunos que os gêneros textuais ao longo do tempo vão evoluindo, como no caso do e-mail, que, por exemplo, incorpora características da carta. É importante salientar que o e-mail não substituiu por completo a carta, mas esta última teve suas funções sociais diminuídas em decorrência do surgimento do email.
Cabe assim, desenvolver com a turma uma compreensão quanto à estrutura do e-mail: cabeçalho, corpo e o anexo. Devemos considerar os conhecimentos prévios dos alunos articulando-os com o trabalho a ser desenvolvido. Além disso, é necessário mostrar aos mesmos como a estrutura do e-mail pode variar em diversos aspectos desde tamanho até em aspectos gramaticais a depender do contexto de produção do mesmo.
Tratando-se da utilização da internet, esta tem se tornado cada vez mais popular como principal veículo de comunicação. Mesmo os sujeitos que não possuem computador, fazem uso do mesmo, a fim de se comunicarem através das redes sociais. O trabalho pedagógico com o e-mail seria uma forma de despertar nos alunos o interesse pela escrita e sobre o que, para quem e o que se escrever no email.
Portanto, faremos o uso do computador e da internet, folhas de papel de ofício com modelos de e-mails atendendo a uma nova versão da escrita, atividades práticas e o estabelecimento do suporte (explicar também as diferenças entre os suportes e o gênero textual) para outros gêneros textuais. A escrita desse gênero textual é bastante peculiar, pois deve ser um meio de comunicação rápida e objetiva e possivelmente o estabelecimento de diálogos, em que buscaremos estimular a