E-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados nos protocolos POP3, IMAP e SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.
E-mail significa electronic mail, ou seja, correio eletrônico. Geralmente os endereços de email vêm com uma “@” (arroba) logo depois do nome do usuário. Em inglês, essa arroba é lida como “at”, que significa o termo “em”. Isso significa que o usuário está “em” um determinado domínio.
HISTÓRIA DO E-MAIL
O e-mail foi inventado em 1971 por Ray Tomlinsom, um programador dos Estados Unidos, com o propósito inicial de ser um sistema rápido e fácil de ser usado, por pessoas que precisavam trocar informações dentro de um grupo.
Não existia internet, VOIP e nem telefones celulares. O e-mail tornou-se então a forma mais avançada e ajustada de enviar informações a alguém.
Tomlinson usou a ARPANET (rede de computadores que deu origem a internet) para fazer o envio e leitura de mensagens simples. Ele criou o aplicativo SNDMSG, um software extremamente simples, com somente 200 linhas de código, mas que permitia a troca de mensagens entre usuários conectados no mesmo PC. “QWERTYUIOP” foi a mensagem enviada no primeiro email da história.
Para adaptar o SNDMSG, Tomlinson usou um protocolo de transferência de arquivos chamados CYPNET. Dessa forma, era possível que qualquer um que estivesse conectado à ARPANET trocasse mensagens, mesmo que não usasse o mesmo PC. E assim, adotou a “@” para identificar quem e de onde vinham as mensagens.
Conforme o sistema foi evoluindo, a possibilidade de enviar mensagens maiores foi aumentando cada vez mais. E assim, o email começou a ser visto como, de fato, um correio eletrônico.
Em 1978, Gary Truerk enviou para cerca de 600