Transtornos alimentares
Atualmente, o tema Transtornos Alimentares tem sido muito debatido. Afinal, hoje eles já são tidos como uma epidemia que assola sociedades industrializadas e desenvolvidas, acometendo principalmente adolescentes e adultos jovens. O alimentar-se mal, associado à cultura da magreza, foram definitivos para o desencadeamento e debates sobre os Transtornos Alimentares.Os padrões de beleza atuais e a rejeição social à obesidade fazem com que as pessoas sintam um impulso incontrolável de estarem magras.Pode-se denominar de “epidemia de culto ao corpo”, ou seja, obsessão pelo corpo perfeito. Tais transtornos possuem várias formas de manifestação: Bulimia,anorexia,obesidade,vigorexia e alcoorexia.Os portadores destas patologias distorcem a auto-imagem corporal, chegando ao ponto, por exemplo, de sentirem-se gordos mesmo estando magérrimos. Conclusão de tudo isto: deterioração física e mental. Ela tem início com sintomas leves, mas pode agravar-se, chegando até à morte.
BULIMIA
Definição
A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso de maneira significativa e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa afetada usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso. Muitas pessoas (não todas) com bulimia também têm anorexia nervosa.
Causas, incidência e fatores de risco
Muito mais mulheres do que homens têm bulimia, e o distúrbio é mais comum em meninas adolescentes do que em adultas jovens. A pessoa afetada geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação é anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento bulímico.
A causa exata da bulimia é desconhecida. Fatores genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais ou culturais podem contribuir para seu desenvolvimento. A bulimia provavelmente ocorre devido a