Liberdade civil
Para podermos comentar à respeito do direito à liberdade, precisamos estar cientes sobre o que significa liberdade. Liberdade é o estado no qual se supõe estar livre de limitações ou coação, sempre que se tratar de agir de maneira adequada, de acordo com princípios éticos e legais de uma determinada jurisdição.
Além do conceito da liberdade, devemos entender o conceito sobre o direito.
O ser humano e suas atitudes interferem na vida de outros seres humanos e para que esta interferência tivesse um caráter construtivo, foi necessário criar algumas regras que preservassem a paz nesse intuito, assim, de forma escrita ou ética, algumas normas de comportamento formaram-se com o tempo, tornando-se hoje um grupo de regras as quais chamamos direito.
Neste aspecto, o direito à liberdade sempre considera o indivíduo como parte de uma sociedade no qual influi e do qual recebe influência, ou seja, torna-se necessário à vida em sociedade o uso de regras escritas ou não, para um convívio harmonioso entre as pessoas. “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e, dotados que são de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros”.
Com base nesta afirmação, citada na declaração universal dos direitos humanos, em seu artigo 1º, apresentamos alguns tópicos relativos aos direitos humanos relacionados à liberdade:
1. Liberdade civil
No sentido político, a liberdade civil ou individual é o exercício de sua cidadania dentro dos limites da lei e respeitando os direitos dos outros.
Em um sentido ético, trata-se do direito de escolha pelo indivíduo de seu modo de agir, independentemente de qualquer determinação externa. "a liberdade consiste unicamente em que, ao afirmar ou negar, realizar ou enviar o que o entendimento nos prescreve, agimos de modo a sentir que, em nenhum momento, qualquer força exterior nos constrange" (RENÉ DESCARTES)
''Todos são iguais perante a lei, sem distinção de nenhuma natureza,