Liquidos penetrantes
23/03/2012 Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1
3. MATERIAIS E MÉTODOS 5
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
5. RESPOSTAS DAS QUESTÕES 6
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
O ensaio por líquidos penetrantes é um método desenvolvido especialmente paraa detecção de descontinuidades essencialmente superficiais, e ainda que estejam abertas na superfície do material. Este método, se iniciou antes da primeira guerra mundial, principalmente pela indústria ferroviária na inspeção de eixos, porém tomou impulso quando em 1942, nos EUA, foi desenvolvido o método de penetrantes fluorescentes. Nesta época, o ensaio foi adotado pelas indústrias aeronáuticas, que trabalhando com ligas não ferrosas, necessitavam de um método de detecção de defeitos superficiais diferentes do ensaio por partículas magnéticas (não aplicável a materiais não magnéticos). A partir da segunda guerra mundial, o método foi se desenvolvendo, através da pesquisa e o aprimoramento de novos produtos utilizados no ensaio, até seu estágio atual.
Objetivo
O ensaio por líquidos penetrantes tem como objetivo detectar descontinuidades superficiais e que sejam abertas na superfície, tais como trincas, poros e dobras podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira. É muito usado em materiais não magnéticos como alumínio, magnésio, açosinoxidáveis austeníticos, ligas de titânio, e zircônio, além dos materiais magnéticos. É também aplicado em cerâmica vitrificada, vidro e plásticos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O método consiste em fazer penetrar na abertura da descontinuidade um líquido.
Após a remoção do excesso de líquido da superfície, faz-se sair da descontinuidade o líquido retido através de um revelador. A imagem da descontinuidade fica então desenhada sobre a superfície.
A seguir temos o passo-a-passo de como realizar:
Preparação da