Leitura
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................5
4 REFERENCIAS.........................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
Em um trabalho que retrata o ensino de literatura e a formação de um leitor literário, se faz importante esclarecer, antes de tudo, o que se entende por literatura. Bem, o conceito de literatura sempre foi e sempre será multifacetado. A noção de o que é literatura tem variado ao longo dos séculos, entre as culturas e tem sido objeto de estudo e apreciação em todas as sociedades letradas. A palavra literatura é tão abrangente e significativa que o seu estudo jamais será esgotado. O que se pretende aqui é simplesmente esclarecer tal conceito que dá suporte a esta pesquisa, procuramos uma forma de melhor compreender literatura a partir de um traço fundamental que é a sua ficcionalidade. Assim, entende-se literatura aqui como todas as formas ficcionais que se manifestam nos mais variados gêneros e atendem a objetivos distintos dentro de diferentes contextos e cumprem um papel estético e lúdico.
2 DESENVOLVIMENTO
É fato que os leitores do Ensino Médio encontram fora do espaço escolar outros objetos de leitura muito mais interessantes e atraentes que as obras exigidas pela escola. Como lidar com o desinteresse do aluno com a leitura dos textos canônicos? Os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais assumem o impasse arrolado ao ensino de literatura. Os PCN’s afirmam a existência de uma lacuna entre leitor e obra literária.
Isso significa que as leituras literárias de uma obra são incontroláveis e diversificadas dependendo do contexto em que elas estão inseridas. Cabe à escola e ao professor mediar essa leitura.