tubulação
A importância das tubulações na indústria é enorme. Todas as indústrias têm redes de tubulações de todas as espécies, todas essenciais ao funcionamento da mesma. As tubulações ganham ainda mais importância nas indústrias de processo, nas quais temos as tubulações ligando equipamentos por onde circulam fluidos de processo e utilidades, representando cerca de 20% do custo total da instalação industrial.
Tendo em vista essa grande necessidade de aplicação de tubulações para diversos fins na indústria, é de extrema importância que o engenheiro domine osseus aspectos fundamentais de instalação e operação. Um dos critérios mais importantes em relação à instalação de tubulações é, portanto, o dimensionamento.
Aqui veremos o dimensionamento do diâmetro das tubulações, levando em consideração os aspectos mais relevantes.
O objetivo deste trabalho consiste em mostrar de forma simples, o dimensionamento do diâmetro das tubulações, levando em conta que cada tubulação é considerada um elemento hidráulico capaz de conduzir certa vazão de um fluido de um ponto a outro. Será feito através de demonstrações de teoria consagrada e encontrada das bibliografias e um exemplo numérico para cada tipo de cálculo, visando um melhor entendimento.
Desenvolvimento
A utilização nas construções prediais de tubulação de aço galvanizado, na rede de incêndio que normalmente são construídas na bitola de 2 ½”, tem sido fator preponderante de corrosão nas tubulações ocasionando vazamentos e obstruções, devido a incrustações. A composição química da água que normalmente recebe o tratamento com cloro, é um acelerador da corrosão. Portanto temos aí um problema a ser solucionado pelos técnicos de manutenção que é à substituição de toda a prumada de incêndio