Leitura e produção textual
1- Na unidade 1, você estudou sobre a variação lingüística e os níveis de linguagem. Dessa forma, leia o trecho abaixo e em seguida responda ao que se pede.
“Os nossos salário, cum relação ao que nóis fazemo e o lucro que os outro tem, é insignificante. Por que acontece isso? Eu tenho que trabaiá trezentos e sessenta e cinco dia por ano. O outro num trabaia nem...nem cem dia, ganha muito mais. Porque eu sô a máquina que dô descanso pra ele.”
Luís Flávio Rainha. Os peões do Grande ABC.
a) Transponha a linguagem coloquial (falada) do trecho acima para o padrão escrito da linguagem culta. (1,0 ponto)
Resposta: “Os nossos salários, com relação ao que nós fazemos e o lucro que os outros têm, são insignificantes. Por que acontece isso? Eu tenho que trabalhar trezentos e sessenta e cinco dias por ano. Os outros não trabalham nem cem dias e ganham muito mais. Porque eu sou a máquina que dou descanso para ele.”
b) Cite e explique a qual função de linguagem pertence o texto acima. (1,0 ponto)
Resposta: O texto pertence a função emotiva ou expressiva. Centralizada no emissor ( aquele que emite, codifica a mensagem), revelando sua opinião ou emoção. Nota-se no texto o uso da primeira pessoa do singular, das interjeições e exclamações. Predominante em textos literários, biografias, memórias, cartas pessoais.
2- O enunciado abaixo, publicado em revistas de circulação nacional em 2004, é um anúncio publicitário da cerveja Schincariol. Aponte e explique, pelo menos, duas leituras que podem ser feitas deste texto.