Leitura e produção de texto
Centro de educação à distância.
Curso: Pedagogia Período letivo
Semestre: 1º
Disciplina: Leitura e Produção de texto
06/2011
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO.
Etapa 1
Leitura, Estratégia e Produção de sentido.
Ler é muito mais que possuir um rico cabedal de estratégias e técnicas, é instrumento de aprendizagem, informação e deleite. A leitura tem que ter finalidade para que haja compreensão, deve ser significativa e motivante, obter informações precisas, seguir instrução de caráter geral, revisar um escrito próprio por prazer, verificando sempre seus objetivos. Necessita-se possuir conhecimento prévio sobre o assunto do qual está lendo. Para uma leitura eficaz, precisamos saber quais nossas dificuldades, elas podem ser na compreensão de palavras, frases, nas relações que se estabelece entre as frases e no texto em seus aspectos mais globais. Devemos ter estratégias como uso de dicionário e a continuação da leitura que pode sanar algumas duvida.
Ler significa ser ativo ante a leitura e ter objetivo, se interrogar sobre o conteúdo e sobre a própria compreensão, aprender a encontrar sentido e interesse na leitura. Na produção de sentido, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. A compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas pelo modo como o leitor aprende e interpreta a intenção do autor. Defende-se ainda que essa interpretação ocorra no momento de interação leitor e autor, gerando sentido que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação. Para Moita Lopes a três concepções de leitura:
1. A leitura é entendida como processo de decifração da escrita, ler é identificar sinais gráficos, som e os sentidos. Um gesto mecânico de decifrar sinais (Martins, 1982 pág. 09).
2. Leitura é entendida como processo de compreensão adotando aspectos cognitivo pelos quais