Residuos solidos saude lixo hospitalar
A segunda palestra do dia tratou da legislação dos Resíduos de Serviços de Saúde – RSS. Com o tema: Hierarquia das Normas: resoluções, Lei e Portaria – Conflitos e Tendências, o promotor de Justiça, Sandro Costa, traçou uma análise na área jurídica, de cada uma das resoluções.
“Falamos do sistema integrado como base legal do RSS, através das legislações federal, estadual e municipal. Todas essas resoluções tratam de normas técnicas que regulamentam o serviço”, informou o promotor.
O RSS é regulamentado por normas e resoluções preconizadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Comissão Nacional de Energia Nuclear e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Conscientização ambiental através do Endomarketing
O segundo dia de palestras e debates do II Fórum de Gerenciamento de Resíduos em Serviço foi aberto, nesta quinta-feira, 27, com a palestra do professor de Publicidade e Propaganda, Matheus Felizola. Ele abordou a importância da conscientização ambiental como uma ferramenta de gestão, nos serviços públicos e privados.
“Os gestores precisam despertar seus colaboradores para as questões da realidade dos problemas ambientais. Através de ações utilizadas através do endomarketing, é possível envolver e comprometer os funcionários”, disse o professor.
Palestrantes destacam importância do gerenciamento de resíduos
A abertura dos trabalhos da tarde desta quarta-feira, contou com a apresentação do case de sucesso do PGRSS da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) e a palestra da técnica especializada da Gerência de Resíduos Perigosos, do Ministério do Meio Ambiente, Tânia Maria Mascarenhas.
A engenheira ambiental apresentou um histórico de como os resíduos domiciliar urbano e resíduos de saúde, vem sendo tratado ao longo dos anos. Ela comentou ainda sobre as resoluções, como a 358 do Conselho Nacional do Meio Ambiente,