Leitura e os Sentidos do Texto
Concepção de Leitura
O que é ler? Para que ler? e Como ler? Essas interrogações podem ser respondidas de diversas formas, no que se revelará a Concepção de Leitura consequente da Concepção de Sujeito, de língua, de texto e de sentido. Abaixo umas das diversas respostas que podem ser dadas a estas perguntas.
O que é ler: Ler é uma atividade extremamente rica e complexa, que envolve não só conhecimentos fonéticos ou semânticos, mas também culturais e ideológicos. Pode ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora, ou mesmo lúdica. Porém, será sempre uma atividade de assimilação de conhecimentos, de interiorização, de reflexão. Mais que decodificação, a leitura é uma atividade de interação, onde autor-leitor-texto interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados.
Para que Ler: A leitura sempre irá depender do que a pessoa já sabe, das experiências adquiridas ao longo da sua vida, do seu conhecimento de mundo. Qualquer atividade – inclusive a da leitura – se desenvolve na convivência-experiência-mundo. Um indivíduo aprende a ler quando relaciona o que lê com seu conhecimento de mundo, ou seja, com as experiências que traz em sua “bagagem”. Assim, cada pessoa terá uma leitura particular de um mesmo texto, dependendo do seu conhecimento prévio.
Como Ler: Cabe ao professor guiar o aluno e encorajá-lo a usar todo o seu conhecimento de mundo para que possa participar ativamente do processo de leitura, utilizando seus procedimentos de interpretação de modo a interagir com o texto, em busca do seu significado. (Rio, Tatiana Del. O que é ler “abrace um aluno escritor”,