Gestao de residuos solidos
ÁREA DE FORMAÇÃO DE: QUÍMICA
CURSO TÉCNICO DE AMBIENTE E CONTROLO DE QUALIDADE
PROJECTO TECNOLÓGICO
12ª CLASSE
GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO IMIL
ALUNO: ÁURIO JAIME SEQUEIRA DA COSTA
ORIENTADOR: NELSON MIGUEL VÉZUA
LUANDA, 2012
Dedicatória
Dedico este projecto à minha mãe Maria Augusta Sequeira por ser uma mãe incrível, companheira, maravilhosa, conselheira e por estar comigo em todos momentos da minha vida.
Agradecimentos
Agradeço à Deus por ter-me dado forças e coragem para me erguer e prosperar na vida. Agradeço aos meus familiares por tudo que fizeram por mim, principalmente a minha mãe e irmãos, a família Abromi, saudações a todos e muito obrigado por tudo.
Sumário
Este modelo também visa contextualizar no Instituto Médio Industrial de Luanda os princípios de Redução, Reutilização e Reciclagem, de modos a diminuir o índice de consumismo e elevada produção de resíduos sólidos, sem esquecer os princípios de sustentabilidade.
Este trabalho teve como objectivo a realização de uma proposta da situação actual dos resíduos sólidos gerados no IMIL (Instituto Médio Industrial de Luanda), visando à elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS). Realizou-se o levantamento dos tipos de Resíduos, classificação, locais de geração de resíduos, e as formas de triagem e destinação final.
Elaborou-se um modelo de Gestão de Resíduos Sólidos, que se baseou nos princípios fundamentais do Ciclo de Deming e suas fases básicas, relevando também os princípios de Gestão Ambiental, de acordo com as Normas da série ISO 14000 e com as Normas ISO 9000 da Gestão da Qualidade.
Visou-se a elaboração de um modelo de gestão para que os resíduos gerados no IMIL recebam os tratamentos adequados, para um ambiente saudável na instituição.
Sumário