Gestão de residuos solidos
GUILHERME CORRÊA FUZINELLI
LUIZ GUILHERME ROMÃO CORRÊA
MURILO FERRAZ
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO SETOR CALÇADISTA JAUENSE
JAÚ
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVO 5
4 METODOLOGIA ................................................. ................................................6
REFERÊNCIAS ......................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa irá mostrar qual o destino dado aos resíduos gerados pelo setor calçadista na cidade de Jaú, sendo que, cerca de 70% da economia da cidade é composta pelo setor.
A finalidade será mostrar quais são os resíduos gerados por este setor, e quais são os fins desses resíduos, que são prejudiciais ao meio ambiente; buscando assim a verificação dos devidos cuidados com o descarte dos mesmos.
Este projeto irá trabalhar com a hipótese de que as práticas para reaproveitamento do material, sejam feitas de forma que não prejudiquem o ambiente social e ecológico, recolocando-os em nosso meio.
2 JUSTIFICATIVA
Este projeto será desenvolvido para investigar se as empresas do setor calçadista de jaú estão fazendo o correto descarte de seus resíduos sólidos.
Este procedimento de descarte correto não está apenas voltado para a proteção do meio ambiente, mas também para uma imagem sustentável e de preocupação da empresa perante o meio ambiente, pois atualmente este tem sido um grande quesito para o consumidor na hora fazer suas compras.
Segundo decreto nº. 5.212 de 08 de Dezembro de 2004 da Prefeitura Municipal de Jahu, dispõe sobre a coleta e destinação final de resíduos industriais (lixo industrial).
Art.3º-. Fica terminantemente proibido a qualquer estabelecimento industrial depositar detritos de suas atividades em aterros não credenciados e aprovados