Aços inoxidáveis
1
AÇOS INOXIDÁVEIS
A corrosão dos aços carbono e dos aços baixa-liga é caracterizada pela presença de uma camada de oxidação permeável. Em um meio corrosivo, estes aços sofrem oxidação contínua, até a completa desintegração do componente. A adição de cromo, acima de 12%, confere a característica de “inoxidabilidade” aos aços. Isto ocorre pela formação de uma película, denominada camada passiva, composta por um óxido hidratado de Fe e Cr, que impede o transporte de oxigênio da atmosfera para o metal. Esta camada é aderente, transparente e impermeável. O termo aço inoxidável não é um termo preciso, uma vez que aços denominados inoxidáveis, sob certas condições, também são passíveis de corrosão. No entanto, são considerados aços inoxidáveis, as ligas ferrosas que contenham uma quantidade de cromo superior a 10%.
Os fatores que afetam a estabilidade da camada passiva e, consequentemente, a resistência à corrosão dos aços inoxidáveis são: sua composição química; as condições de oxidação do meio ou do eletrólito; o acabamento superficial do componente; a ocorrência de fenômenos de natureza galvânica; a ocorrência de corrosão localizada; a presença de fissuras ou frestas e a presença de tensões. Efeito dos elementos de liga: Cromo – é o elemento responsável pela formação da camada passiva na superfície. Além da resistência à corrosão, o Cr é um elemento “alfagênico”, isto é, amplia a faixa de estabilidade da ferrita. As adições de Cr têm influência significativa nas propriedades mecânicas promovendo o endurecimento por solução sólida. Na presença de C, o Cr forma carbonetos do tipo M7 C3 e M23C6.
Marcelo F. Moreira / Susana M. G. Lebrão
Aços Inoxidáveis
2
Além do Cr, diversos elementos são adicionados nos aços inoxidáveis visando melhorar suas propriedades mecânicas e resistência à corrosão: Níquel - elemento “gamagênico”, isto é, sua adição amplia a faixa de estabilidade da austenita. É um elemento endurecedor por solução sólida.