Layout
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do layout na movimentação de materiais e redução dos tamanhos dos lotes de fabricação através da moderna estratégia de produção Just-In-Time, que permite às empresas se desenvolverem em um mercado cada vez mais competitivo, bem como, o aporte que esta nova filosofia oferece para a melhoria de qualidade e competitividade das empresas. Ao longo do trabalho apresentar-se-á os objetivos, os princípios básicos e as características do Just-In-Time (JIT), comparando-o em critérios com o sistema convencional de produção. Através destes princípios poder-se-á entender as características de funcionamento das empresas que têm adotado o JIT como filosofia de administração, focalizando os aspectos relativos ao sistema de produção e as ferramentas que são implementadas para atingir os objetivos. Estas ferramentas, que em algum momento estarão todas em operação, representam em essência o trabalho de melhoria continua que tem inicio, mas não tem fim, dentro do espírito do kaizen japonês.
1 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAL
1.1 Conceito
A movimentação de material é o processo do qual apresenta a mudança local de um determinado item, dentro de uma determinada circunstância. O principio do processo deve ser analisado, para que não haja perda de tempo e de valor, onde o valor está também interligado ao processo.
O princípio de que todos os processos necessitam de insumos, para se abastecerem previamente de forma a alcançarem seu resultado final, o produto acabado, vem a acarretar a demanda significativa na movimentação de materiais, que se agrupam em um vasto universos do menor item a volumes relevantes, que levarão a estudos minuciosos referentes à sua movimentação.
Com isso, além de analisarmos a logística dos transportes, devemos estar atentos aos detalhes das inúmeras formas que se apresentam os materiais a serem movimentados. 1.2 Abordagens principais
1. Redução de custos;
2.