relatorio nivel operante
Relatório
Experimento Nível Operante
Emily Bruna Vargas
Março 2014
Resumo
O presente relatório traz os resultados de pesquisa de nível operante. A prática em nível operante tem o intuito de observar os comportamentos do sujeito experimental em relação ao ambiente novo que foi inserido. Comportamento operante é uma ação (ou reação) voluntária do sujeito que opera sobre o ambiente, ou seja, é aquele que atua (opera) no ambiente, o altera e sofre as atuações do mesmo, estando sujeito a estímulos consequentes. Durante os 30 minutos de observação foram anotados de minuto a minutos as ações do rato no programa Sniffy. Incluindo as pressões a barra mesmo estas não sendo tão necessárias neste momento. Suas ações foram calculadas para obter se a frequência por minuto.
Introdução
Podemos dizer superficialmente que comportamento é qualquer coisa que um organismo faça. Os comportamentos são descritos com verbos as pessoas andam, falam, pensam, fazem coisas. Uma análise experimental determina que existam alguns tipos de relações entre os estímulos e as respostas, e como surgem essas relações. (Catania 1998)
O comportamento operante ocorre sem nenhum estímulo externo observável, a resposta do organismo é aparentemente espontânea no sentido de não estar relacionada com nenhum estímulo observável. Isso não significa que não haja de fato um estímulo suscitando resposta, mas sim que não detecta nenhum estímulo quando da ocorrência da resposta. Do ponto de vista dos experimentadores, não há estímulo porque eles não aplicam nenhum e não podem ver nenhum. (Schultz 1992)
O procedimento experimental do condicionamento operante é simples e direto. Dispõe se uma contingência de reforço e expõe se a ela o organismo por um dado período. Seleciona se um comportamento relativamente simples que possa ser livre e rapidamente repetido, facilmente