Relatório de Nivel Operante
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
LAZARO EDSON DE SOUZA
Comportamentos no Nível Operante - Snnify Pro o Rato Virtual
Campinas
2014
LÁZARO EDSON DE SOUZA (B5141F6)
Comportamentos no Nível Operante - Snnify Pro o Rato Virtual
Relatório científico apresentado á disciplina de Psicologia Geral Experimental, ministrada pela Prof. Abelardo na Universidade Paulista.
Campinas
2014
RESUMO
SOUZA, E.L. Comportamentos no nível operante: Snnify Pro, o Rato Virtual. Universidade Paulista. Instituto de Ciências Humanas. Departamento de Psicologia. Campinas, 2013.
Segundo Moreira e Medeiros (2007), nível operante é o modo como o organismo opera antes de qualquer manipulação deliberada para modificar seu comportamento. Desta forma, o objetivo principal do experimento é obter dados sobre como o sujeito se comporta antes de qualquer intervenção, observando-o e registrando seus comportamentos. Como resultado, obteve-se algumas definições operacionais, como: pressionar a barra, farejar, limpar-se e levantar-se, onde a mais comum foi a de farejar.
Palavras Chave: Nível Operante; Comportamento.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Segundo Alloway (2006), as pesquisas que conduziram o estudo que hoje denomina-se condicionamento operante (comportamento que modifica o ambiente e é afetado por suas modificações), começaram há mais de um século com o trabalho de Edward Thorndike. O autor ainda explica que em Harvard, Thorndike iniciou o primeiro estudo experimental da aprendizagem em animais, no qual ele analisava a maneira como os gatos aprendiam a escapar de um aparato que ele denominou de caixa-problema. Os gatos eram fechados dentro da caixa e tinham de manipular um dispositivo mecânico para abri-la e escapar.
Alloway (2006), afirma que Skinner (1938) formulou os métodos