relatorio nivel operante
UTILIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO SOBRE O DESEMPENHO OPERANTE DO SUJEITO EM SITUÇÃO EXPERIMENTAL.
Resumo
O presente relatório traz os resultado de pesquisa sobre Análise Experimental do Comportamento, realizadas por acadêmicos do curso de Psicologia, em Arcos, no estado de Minas Gerais. A prática em nível operante tem o intuito de observar os comportamentos do sujeito experimental em relação ao ambiente novo. Este relatório objetiva colocar em prática o que foi aprendido nas aulas sobre condicionamento operante através dos experimentos de Skinner.
Palavras-Chave
Condicionamento operante; comportamento;observação
INTRODUÇÃO
Este relatório foi elaborado a partir de prática laboratorial, dentro da disciplina Análise Experimental do Comportamento .O primeiro experimento observamos o comportamento do Sujeito Experimental, antes que ele passasse por qualquer manipulação experimental. Verificamos seu nível pré-experimental, prática essa denominada como Mensuração do Nível Operante, ou seja, o nível em que o sujeito opera sobre o ambiente antes de qualquer intervenção experimental, este registro é de grande importância para obtermos uma comparação de antes e depois da nossa primeira intervenção. Comportamento operante é uma ação (ou reação) voluntária do sujeito que opera sobre o ambiente, ou seja, é aquele que atua (opera) no ambiente, o altera e sofre as atuações do mesmo, estando sujeito a estímulos consequentes. Portanto, comportamento operante é adquirido e mantido devido suas conseqüências, logo, é aprendido (MYERS, 2006). A seleção natural fornece aos reflexos e padrões fixos de ação, a capacidade de condicionamento respondente, a capacidade de aprendizagem operante, os reforçadores e punidores, cuja eficácia muda com o tempo e o contexto e