antropologia
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
Trabalho de Antropologia
A antropologia esta associada diretamente com a cultura de cada povo. O estudo do homem em todos os sentidos. Divide-se em cinco áreas cada qual com uma respectiva função: biológica, pré-histórica, linguística, psicológica e social. A antropologia tenta unir o teórico e o metodológico para entender a realidade humana. Os antropólogos utilizam o trabalho de campo e interpretação para analisar os povos estudados. A antropologia jurídica estuda a ordem social e a compreensão do sistema jurídico usando o ‘Direito Comparado’ que se apresentam os diversos sistemas jurídicos. Para a antropologia, todos os indivíduos agem de acordo com a cultura em que se está inserido. A sociedade mesmo sem escrita possui uma determinada ordem social proposta por ela mesma para obtenção de um convívio harmônico, como exemplo povos indígena. Não há necessariamente a necessidade de um estado presente para se manter a ordem.
Antropologia jurídica é a investigação dos mecanismos de regulação executável da sociabilidade humana através de métodos que empreguem teorias antropológicas, usem a interdisciplinaridade e perspectiva holistica típica da antropologia, compreendam o universal pelo particular — preferencialmente por extensivo trabalho de campo.
Há tópicos em antropologia que são importantes aos profissionais do direito, como também há tópicos do direito que servem ao antropólogo. Algumas dessas noções comuns são o conceito pluralidade jurídica, direito socioambiental, etnicidade, dinâmicas de poder, sanções informais, mediação de comunidades de direito informal, relações estado-indivíduo, direitos humanos, responsabilidade social corporativa, direito comparado, liberdade religiosa, liberdade de consciência em tratamento médicos. No entanto, por si só esses tópicos não formam a disciplina de antropologia jurídica. É a teoria da antropologia jurídica que os articulam.
Eis um exemplo do