Relatório Nível Operante
CURSO DE PSICOLOGIA
JACIARA JANE SILVA LIMA
JOYCINARA PAZ CUNHA
NÍVEL OPERANTE DO SUJEITO EXPERIMENTAL
NOVEMBRO/2014
TERESINA – PI
JACIARA JANE SILVA LIMA
JOYCINARA PAZ CUNHA
NÍVEL OPERANTE DO SUJEITO EXPERIMENTAL
Relatório de nível operante apresentado a FSA, junto ao curso de Psicologia, como requisito parcial a obtenção da segunda nota da disciplina Prática em Análise Experimental do Comportamento sob a orientação da professora Ms. Hadassa Lourenço Pinheiro Santiago.
NOVEMBRO/2014
TERESINA – PI
SUMÁRIO
1. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL 4
2. OBJETIVOS 6
3. REPRESENTAÇÕES E ANÁLISE DOS RESULTADOS 7
4. REFERÊNCIAS...................................................................................................................9
1. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL
A atividade experimental define-se em observar a forma como o sujeito opera sobre o ambiente antes de qualquer intervenção do experimentador, ou seja, antes da introdução da variável independente (reforço).
O ambiente de experimentação é composto por uma sala com 25 bancadas para discentes, cada uma com 2 bancos e uma caixa de Skinner de marca Eltrones (modelo ELT 03),além de mesa e cadeira para o docente. O laboratório ainda dispõe de uma porta que dá acesso a câmara experimental, local onde ficam os sujeitos experimentais. Todo o ambiente tem temperatura de aproximadamente 25°C e a luminosidade é fornecida por lâmpadas fosforescentes.
O aparelho experimental é similar ao desenvolvido por B. F. Skinner com as seguintes características: estrutura de alumínio medindo aproximadamente 24 cm de altura, 26 cm de largura, piso contendo 13 grades de metal.
Na parede lateral direita existe um bebedouro em forma de concha, logo acima, localiza-se uma barra que