Filosofia e educação
1) Dentre as inúmeras definições de filosofia do texto, escolha as 3 melhores e justifique.
a) A filosofia é o corpo de conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo.
Justificativa: Quer dizer que a filosofia é uma junção de conhecimento, busca de explicação, interpretação do mundo e do ser.
b) A filosofia, em síntese, não é tão somente uma interpretação do já vivido, daquilo que está objetivando, mas também a interpretação de aspirações e desejos do que está por vir, do que está para chegar.
Justificativa: Quer dizer que a filosofia não é só a explicação do que já foi vivido ou presenciado, mas também de situações futuras, imaginadas.
c) A filosofia, como já dissemos, não é apenas um instrumento para a compreensão do mundo e interpretação dos seus fenômenos. É também um instrumento de ação e arma política e, como tal, tem sido utilizada, em todos os tempos, consciente ou inconscientemente.
Justificativa: A filosofia não apenas explica o mundo, mas também pode ser usada como ferramenta política.
2) Qual o papel da filosofia e do filosofar na vida individual e coletiva, de acordo com o texto?
O papel da filosofia na existência humana é um corpo de entendimento que compreende e dá significado ao mundo e a vida.
Ao filosofar inventariamos conceitos e valores, estudamos e criticamos valores, estudamos e reconstruímos valores, enfim o filosofar possui 3 passos: inventariar os valores vigentes, criticá-los, reconstruí-los. É um processo dialético que vai de uma determinada posição para a sua superação teórico-prática.
3) Quais são os passos do processo do filosofar. Explique cada um deles e apresente um exemplo que apresente a sequência dos 3 passos
Os passos são os seguintes: 1. Inventariar valores: explicam e orientam a nossa vida, e da sociedade, dimensionam as finalidades das práticas humanas.