Leitura, texto e sentido
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSORA: MARIA BERNADETE
ALUNA: FRANÇA CARLA DE MEDEIROS STOPELLI
TURMA 2010.2 SÁBADO
RESUMO DO TEXTO: KOCH, ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006, p. 9-37
- Concepção de leitura
Frequentemente falamos e principalmente ouvimos falar sobre a importância e a necessidade de aprimorar a leitura em nossas vidas. E que a escola tem um papel importantíssimo na formação desses leitores.
- Foco no autor
A leitura é a captação (o entendimento) das ideias do autor. O texto é visto como um produto, onde o autor expressa suas ideias e cabe ao leitor somente capta-las da maneira como o texto lhe passa, exercendo um papel passivo.
- Foco no texto
Por sua vez, a língua é usada como código, onde cabe ao leitor descodificar o texto, uma vez que “tudo esta dito no dito”.
Se na concepção anterior, cabia ao leitor o reconhecimento das intenções do autor, nesta cabe-lhes o reconhecimento do sentido de cada palavra. Em ambas a s situações, o leitor apenas faz uma reprodução das ideias do autor.
- Foco na interação autor-texto-leitor
Diferente das concepções anteriores, os sujeitos são vistos como autores, porque entende e interage com o autor. O leitor entende as ideias expressas no texto e com suas próprias ideias interage com as ideias do autor, fazendo com que ele concorde ou não, mais que ele faça de sua compreensão uso para tal ação.
- A interação: autor-texto-leitor
O papel do leitor enquanto construtor de sentido é de lê e construir o sentido do texto com o que lhe é mostrado no texto e com seus conhecimentos utilizar estratégias tais como seleção, antecipação, inferência e verificação.
- Estratégias de leitura
Espera-se que o leitor enquanto leia o texto, vá analisando, instigando o texto, se perguntando e diante das informações ao longo da leitura, possa se saciar encontrando os sentidos e os