Psicologia
Espaço: Engenho
Desenvolvimento:
É uma brincadeira de meninos moradores de engenho, ou hóspedes da casa grande em períodos de folga escolar, organizando eles próprios na lembrança intuitiva do que teria sido a usina de açúcar nos seus primeiros passos.
Objetos ou brinquedos utilizados: Nome: Capa - Bode - espremedor de cana - açúcar Origem: primitivo destorcedor Manufatura: 2 cilindros de 60 cm de madeira resistente estão presos numa armação feita de 2 pranchas, também de madeira pesada, fincados no solo. Uma extremidade de cada cilindro (moeda) é atravessada por um robusto galho de árvore que permita, sem muito esforço, a movimentação dos rolos espremedores de cana Material: Troncos e pranchas de madeira.
Fonte - NICEAS, Alcides - Capa - Bode: Um esquecido brinquedo de faz - de – conta, 1986
LÁ VEM O RATO, COBRA OU QUEBRA CANELA
Local: Amapá, Piauí, Ceará, São Paulo, Paraná, Paraíba.
Desenvolvimento: As crianças ficam em círculo e uma outra permanece no centro segurando uma corda (cordel) em cuja extremidade prende-se um peso que será o “rato”. Ao início do jogo, a criança do centro deve girar a corda junto aos pés dos participantes que devem pular não deixando que o rato os toque.
À criança que deixar o rato pegá-la, é afastada do jogo.
O jogo terminará quando só restar uma criança no círculo, a que será a vencedora.
Objetos ou brinquedos utilizados: Nome: “Rato” Material: Objeto qualquer com peso preso à uma corda.
Fonte - MELLO, Alexandre Moraes de - Jogos populares Infantis como recurso pedagógico de Educação Física, 1985
PALHA OU CHUMBO
Local : São Paulo
Desenvolvimento: Dividem-se dois grupos de crianças. Um deles é sorteado para ficar junto a um poste, de cócoras abraçando o poste e os demais segurando sua cintura e mantendo uma mesma altura. O primeiro componente do outro grupo, toma distância de cerca de 2 metros e