Leitura, cultura contemporânea e psicogênese da leitura
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
LEITURA, CULTURA CONTEMPORÂNEA E PSICOGÊNESE DA LEITURA E DA ESCRITA
POR:
CRISTIANE DA SILVA AZEVEDO
Rio de Janeiro
1º semestre de 2013
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
LEITURA, CULTURA CONTEMPORÂNEA E PSICOGÊNESE DA LEITURA E DA ESCRITA
Trabalho de Produção Textual, por Cristiane da Silva Azevedo, em cumprimento às exigências de conclusão da disciplina Leitura, Cultura Contemporânea e Psicogênese da leitura e da escrita, sob a orientação da Tutora Fabricia Monteiro Rangel Barcellar.
Rio de Janeiro
1º semestre de 2013
LEITURA E CULTURA CONTEMPORÂNEA A leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta tornando-se essencial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
A leitura nos revela vantagens que remetem transformações em nossas vidas, sendo uma atividade que desenvolve a capacidade mental. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de possibilidades. É por meio da leitura, que o indivíduo adquire conhecimentos. A leitura tem a capacidade de transformar o indivíduo, fazê-lo refletir, mantê-lo inteirado sobre os acontecimentos.
O gosto pela leitura deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno a tornar a leitura algo importante e prazeroso, levando-o a tornar-se um adulto culto, dinâmico e reflexivo, possibilitando formar uma sociedade consciente de seus direitos e deveres e ter uma visão melhor do mundo e de si mesmo.
O ato de ler é um processo complexo e abrangente; é um processo de compreensão, de entender o mundo a partir de uma característica particular ao homem.
Vislumbramos em Freire (1989), este olhar sobre a leitura quando nos diz que a “leitura do mundo” precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá