Ensino
RESUMO
Cada vez mais se constata as dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos processos de aprendizagem e ensino da leitura e escrita dos alunos, que apresentam um alto grau de desmotivação, tendo em vista o uso da tecnologia, pois ainda se reproduz o decodificar da escrita, sem se levar em conta as atividades críticas, cognitivas e interacional, com uma reflexão sobre as práticas escolares, bem como a atuação dos profissionais da educação, que precisam sensibilizar-se para promover um processo educativo no sentido de educar para transformar.
Vale salientar que durante o processo de leitura e escrita, o educando deve alcançar níveis de autonomia, reflexão e criticidade.
As instituições de ensino, na visão de muitos educadores, estão falidas, pois não conseguem integrar os indivíduos ao meio social em que vivem, porque não atendem ao plurarismo cultural, necessitando urgentemente de novos paradigmas.
Para tanto, também se faz urgente uma ressignificação do trabalho do professor para atuar em prol de promover na leitura e na escrita uma prática social, capaz de considerar as próprias experiências dos alunos, que estejam fundamentadas em teorias que atendam as necessidades da sociedade pós-moderna.
Palavras-chave: processo, leitura, escrita, aprendizagem, ensino
INTRODUÇÃO
As práticas educativas constituem o centro do processo educacional em nossa cultura. Desse modo, ela tem que funcionar como mediadora das práticas letradas adquiridas pelos sujeitos para atuação no meio social, estabelecendo relações entre o conhecimento e a vida cotidiana, para que haja a socialização da aprendizagem, numa escola criativa e inovadora, tornando a aprendizagem significativa, tendo o professor como agente desse processo.
Conforme o modelo de sociedade e de ser humano que defendemos não atribuiremos as mesmas finalidades à escola e, portanto, não