ALFABETIZACAO E LETRAMENTO
Módulo I- Pra começar a conversa e o Pensamento de alguns teóricos que fundamentam o construtivismo.
Nos últimos anos, as discussões sobre o conhecimento das crianças têm se multiplicado. As críticas da sociedade em relação ao que é ensinado na alfabetização das crianças, faz-se presente, principalmente quando muitos jovens não conseguem se expressar por meio de um texto escrito ou entender uma escrita quando leem. Algumas empresas têm dificuldade em seus processos seletivos por não encontrarem pessoas que apresentem habilidades de leitura e escrita. Muitos estudiosos, principalmente de outras áreas profissionais, têm criticado ou mesmo buscado culpados para a dificuldade do país, já que a 14ª economia do mundo está em 71º lugar em desempenho escolar, numa lista de 121 países, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ( UNESCO).
A UNESCO aponta o Brasil como um dos doze países que concentram um grande número de pessoas com idade acima de quinze anos, ao todo 75%, que não sabem ler e escrever e denuncia ter 1,9% dos analfabetos do planeta. Responsabilizar somente uma nuance da realidade não significa estar perto da solução do problema ou de atingir a tão almejada qualidade de ensino, portanto, precisa lembrar de que a educação é construída pela sociedade, num contexto sociopolítico, econômico, histórico e cultural.
Nesse contexto, você aprenderá um pouco sobre a alfabetização com um recorte dessa realidade, os instrumentos reconhecidamente fundamentais para a inserção da criança na cultura letrada da sociedade. Alguns questionamentos induzem à reflexão sobre a realidade educacional da alfabetização dos brasileiros, sobre os conhecimentos que adquiriu e sua atuação na sociedade, a forma como utilizam esses conhecimentos para reforçar o que existe ou transformar a educação para melhores condições de vida para todos.
Como sugestão indicamos as seguintes leituras: Leitura: GOMES, Lenice; MORAES, Fabiano.