LEIS
O CÁLCULO DE NEWTON EM FORMA GEOMÉTRICA É FREQUENTEMENTE OBJETO DE FASCÍNIO DE MUITOS DOS ESTUDOS SOBRE NEWTON.APÓS ESTUDAR O PRINCIPIA, O FISICO INDIANO CHANDRASEKHAR AFIRMOU: "SEUS CONHECIMENTOS FISICOS E GEOMÉTRICOS ERAM TÃO PENETRANTES QUE AS PROVAS EMERGIAM INTEIRAS EM SUA MENTE".
NEWTON TINHA SIDO CAUTELOSO EM PUBLICAR O SEU CÁLCULO PORQUE TEMIA CONTROVÉRSIA E CRITÍCAS. ELE ERA AMIGO DO MATEMÁTICO SUÍÇO NICOLAS FATIO DE DUILLIER. EM 1691, DUILLIER COMEÇOU A ESCREVER UMA NOVA VERSÃO DE PRINCIPIA E ENVIOU A LEIBNIZ.EM 1693, A RELAÇÃO ENTRE DUILLIER E NEWTON ACABOU, E O LIVRO NUNCA FOI CONCLUIDO.
SOCIETY PROCLAMOU EM UM ESTUDO QUE FOI NEWTON O VERDADEIRO DESCOBRIDOR E RETULOU LEIBNIZ DE UMA FRAUDE. ESTE JULGAMENTO FOI POSTO EM DÚVIDA QUANDO SE DESCOBRIU MAIS TARDE QUE O PRÓPRIO NEWTON ESCREVERA CONSIDERAÇÕES FINAIS DO ESTUDOS SOBRE LEIBNIZ.
NEWTON É CREDITADO GERALMENTE PELO BINÓMIO DE NEWTON, VÁLIDO PARA QUALQUER EXPOENTE, DESCOBRIU AS IDENTIDADES DE NEWTON, O MÉTODO DE NEWTON, FEZ CONTRIBUIÇÕES SUBSTANCIAIS PARA A TEORIA DO OPERADOR DE DIFERENÇA, E FOI O PRIMEIRO A USAR ÍNDICES FRACIONÁRIOS PARA EMPREGAR NA GEOMETRIA ANALITICA PARA OBTER SOLUÇÕES PARA A EQUAÇÃO DIOFANTINA, ALÉM DE TER SIDO O PRIMEIRO A USAR COORDENADAS POLARES. NEWTON FOI NOMEADO PROFESSOR LUCASIANO DE MATEMÁTICA, EM 1669, POR RECOMENDAÇÃO DE ISAAC BARROW.
NEWTON REALIZOU DESCOBERTAS FUNDAMENTAIS EM ÓPTICA. EM 1666, NEWTON OBSERVOU QUE A LUZ QUE ENTRAVA POR UM ORIFICIO CIRCULAR AO SER REFRETADA POR UM PRISMA EM POSIÇÃO DE DESVIO MINIMO, FORMAVA UMA IMAGEM OBLONGA, EM VEZ DE CIRCULAR, COMO SERIA ESPERADO MATEMATICAMENTE PELA LEI DE SNELL.
ENTRE 1670 E 1672, NEWTON TRABALHOU INTENSAMENTE EM PROBLEMAS RELACIONADOS COM A ÓPTICA E A NATUREZA DA LUZ. ELE DEMONSTROU, DE FORMA CLARA E PRECISA, QUE A LUZ BRANCA É FORMADA POR UMA BANDA DE CORES (VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE, AZUL, ANIL E VIOLETA ) QUE PODIAM SEPARAR-SE POR MEIO DE