O Papel Do Docente Diante Do Planejamento E A Avalia O
O papel do docente diante do planejamento e a avaliação: orientando a aprendizagem
Em muito anos a avaliação foi apenas para classificar os alunos em “ bons” ou “ruins”, nos tempos atuais, com as mudanças ocorridas de geração em geração, ideias foram sendo mudadas, dando espaço para uma nova ideia de avaliação, uma ideia mais flexível do que chamamos de avaliação, dela podemos retirar a aprendizagem do aluno, bem como o trabalho desenvolvido pelo professor.
A avaliação da aprendizagem deve ser entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor ensina e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho, logo, um instrumento de acompanhamento e aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno, bem como, diagnosticar seus resultados e atribuir-lhe um valor. A avaliação da aprendizagem deve estar relacionada a uma concepção de formação de homem reflexivo, crítico e com postura cidadã.
Para que essa avaliação tenha bons resultados é preciso uma postura mais efetiva do profissional da educação, levando em consideração um a carga de conhecimento e também a abordagem metodológica usada por ele. Considerando o processo de ensino como um conjunto de métodos e estratégias, organizadas e estruturadas pelos educadores a fim de transmitir os conteúdos científicos de determinadas disciplinas, buscando desenvolver nos alunos e alunas as habilidades necessárias a construção do conhecimento, é consenso entre alguns teóricos como Libaneo (1991) e Fusari (1998) que o planejamento se insere como etapa fundamental deste processo.
O planejamento de ensino, é uma previsão bem feita do que será ministrado em classe, pois ajuda o aprendizado dos alunos e aprimora a prática pedagógica do professor. Desta maneira o planejamento deve conter várias intenções e objetivos, para que