Prova Max Ciencia E Pesquisa
O objeto de estudo da figura abaixo é o problema presente nas instituições carcerárias brasileiras que se encontram em sua maioria superlotadas. As duas formas de apropriar-se desse conhecimento são: diretamente da realidade sem precisar do intermédio de outro meio de comunicação ou pessoa. Um exemplo nesse caso seria o próprio presidiário, ele está em contato direto com a realidade da superlotação da população carcerária.
A outra forma ocorre indiretamente, por intermédio de um conhecimento vindo de outra pessoa ou através de símbolos, figuras, gráficos, etc. Um exemplo nesse caso seria o de que o conhecimento veio através dos estudos do Fábio Campana, mostrando como é a realidade brasileira. Quando nos apropriamos de um conhecimento diretamente, vivenciamos esse conhecimento na nossa própria realidade e então não precisamos de intermédio de outra pessoa para entendê-lo. Já, quando não vivemos a realidade daquele objeto de estudo, temos que adquirir o conhecimento através de leitura, pesquisa, buscando o conhecimento já produzido por outra pessoa.
2
Filosofia é o ato de refletir sobre algo, criticando-o e encontrando métodos e explicações científicas. O senso comum é o que é passado de pai pra filho, em forma de observação. Por exemplo, o senso comum diz que quando vemos o céu com muitas nuvens pretas, sabemos que vai chover. Já a filosofia, após a observação sobre o objeto, atestou que o que faz chover são os níveis de umidade contidos no ar.
A ciência não é subjetiva como o senso comum, pois procura estruturas universais das coisas investigadas, se preocupa com que suas respostas sejam exatas, não importando o lugar e a época que determinada pergunta seja feita. Por exemplo: Um corpo que cai e uma pena que flutua terá sempre a mesma explicação, ou seja, são fatos iguais, mas com fenômenos diferentes da Lei da Gravidade.
Senso comum de um lado, acreditando em tudo que aparece sem questionamentos. E ciência de outro, se desdobrando