Escola de Frankfurt - Max Horkeimer
Relatório
Horkheimer foi sociólogo e filosofo alemão, nascido no dia 14 de fevereiro de 1896 na cidade alemã, Stuttgart. Largou os estudos para ajudar na fábrica de seu pai e após o termino da Primeira Guerra Mundial retomou sua vida acadêmica e decidiu se especializar em Filosofia e Sociologia nas cidades de Munique, Friburgo e Frankfurt onde conheceu o também filosofo Theodor Adorno.
Com Adorno criou o Instituto de Pesquisas Sociais, uma instituição dedicada às pesquisas entre filósofos, sociólogos, estetas, economistas e psicólogos, ficou conhecida pelo nome de Escola de Frankfurt, onde Horkheimer se tornou mais tarde diretor. Durante essa época são escritos uma série de artigos relacionados a Teoria Crítica, que diziam que o futuro da humanidade depende da adoção de um pensamento crítico a respeito do que ela produz, entre teorias tradicionais e elementos da cultura.
Muda-se com sua escola para Nova York, nos Estados Unidos (EUA), por conta do regime nazista assumir o poder. Escreve em 1947 O Eclipse da Razão e, em parceria com Adorno, Dialética do Esclarecimento. Retorna para a Alemanha apenas em 1950 e volta a lecionar filosofia em Frankfurt. Morre em Nuremberg aos 67 anos.
A Escola de Frankfurt surgiu em 1924 que contou alem de Max Horkheimer, com os também cientistas sociais, Walter Benjamin, Theodoro Adorno e Herbert Marcuse e foi aonde se deu inicio a teoria critica.
Teoria esta que foi ao todo baseada numa interpretação ou abordagem materialista de carácter marxista e multidisciplinar da sociedade industrial e dos fenômenos sociais modernos da Escola.
O Termo Teoria Critica se consagrou a partir do artigo de Max Horkheimer , em 1937 “Teoria tradicional e teoria crítica”, porém a teoria e a escola só conseguiram se tornar uma instituição no final da década de 1940, após o termino da segunda guerra mundial, essa institucionalização tardia ocorreu exatamente por conta do regime nazista, pois a maioria dos membros da escola