Teorias da Comunicação
Comunicação é transmissão de informação: os meios de comunicação; interação, interligação; conjunto de conhecimentos relativos à comunicação.
A comunicação é do domínio real, presente na sociedade contemporânea. Ela está nos jornais, revistas, TVs, games, internet, outdoors , propagandas, músicas e nossas conversas cotidianas. Porém, o objeto da comunicação não se encontra apenas pronto e recortado como estes citados, mas na realidade criada pela presença dos muitos meios de comunicação, na reorganização de nossas experiências do dia-a-dia, no seu conceito, na forma de identificar os objetos comunicativos do mundo.
Conhecer é uma atividade humana resultada da reflexão.
A teoria é um sistema de enunciados e idéias sobre a realidade e a aparência dela. Em sua etimologia, significa contemplação, exame, abstração intelectual.
A mais de dois mil anos, foram encontrados os sofistas entre os gregos que exercitavam o uso da palavra comunicação e ensinavam a arte do discurso. Entretanto, no início do século XX iniciaram estudos específicos sobre o fazer comunicativo ou sobre os meios de comunicação.
Os estudos da comunicação foram provocados através da chegada dos novos meios e, em particular, demandados da necessidade de melhoria da comunicação para a obtenção dos projetos da sociedade.
Então, nos Estados Unidos da década de 1930, começaram o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a comunicação de massa, com foco em seus efeitos e funções. Esses estudos, conhecidos como mass communication research intimamente ligados a pesquisas de marketing e opinião pública, marcaram a fundação da teoria da comunicação, com autoria de quatro pesquisadores: Paul Lazarsfeld,Harold Lasswell, Kurt Lewin e Carl Hovland. Além dessas áreas de pesquisas da comunicação, foram desenvolvidos estudos que a identificam como processo de transmissão com o objetivo de persuasão.
A teoria da comunicação se