ATPS Direito Empresarial
GESTÃO PÚBLICA
2º SEMESTRE
ABRAÃO MESSIAS GOMES RA 6524261115
IONAS FERREIRA CALADO RA 6524261121
JAIR ZAMBONINI RA 6748355160
DEVAIR PUGA RA 7121496199
EDUARDA CHIARETI ANGRA RA 6998506559
MARAYANE M. DA SILVA RA 6942009440
ALTAMIR SILVA PIMENTEL RA 6942009413
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERIVIONADA
DIREITO EMPRESARIAL/TRIBUTÁRIO
PROFESSOR EAD: LUIZ MANOEL PALMEIRA
TUTOR PRESENCIAL: RODRIGO BONFIM
TUTORA A DISTÂNCIA: LUIZ MANOEL PALMEIRA
SERTÃOZINHO/SP
2013
Direito Comercial
O Direito Comercial é o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudência. Seu objetivo é o estudo de casos para a superação de conflitos envolvendo empresários ou os relacionados às empresas.
Direito Empresarial
Direito Empresarial é um ramo do direito privado, que regula as relações de comércio ou com estas conexas, e a atividade econômica do empresário e concilia a liberdade contratual com a segurança jurídica e a celeridade nos negócios.
Empresário
O empresário é sinônimo de cautela. Ele consegue a empresa, porque montou, comprou ou herdou, e sua atuação limita-se a administrar a companhia de maneira em que ela está montada.
A Empresa e sua evolução
As empresas, para conseguirem sobreviver no mercado, necessitam desenvolver diversos atributos de competitividade. O mais importante deles é o da evolução do modelo de gestão do negócio – fator determinante da vida ou da morte.
Os tripulantes de uma empresa são: os proprietários, os funcionários, os fornecedores e parceiros. Se estas pessoas permanecerem estacionadas no caminho mercadológico, estarão sujeitas ao esmagamento provocado pela concorrência. Ou pior, podem estar sujeitas a sofrer humilhações ao longo da caminhada, discriminações e ultrajes por parte do mercado, sempre implacável em