Criação de Pôneis
O Pônei é uma raça de tripla aptidão, serve tanto para sela como para tração ou simplesmente como animal de estimação. Sua docilidade e pequena estatura fazem dele um brinquedo vivo. Suas principais peculiaridades são: pequenos espaços para manter lós, seu baixo custo de criação, seu porte diminuto resistência e rusticidade. Sua conformação é a de um cavalo em miniatura, deve ser bem estruturado, musculoso e proporcional ao ser tamanho. Deve sempre mostrar leveza ter bom equilíbrio e muita elegância.
2. ORIGEM
Muito se discute sobre a origem do pônei, um dos mais antigos é o Pônei Fjord, um de maior pureza racial, esta raça migrou da Noruega há mais de quatro mil anos. Outra raça muito conhecida e também muito antiga é a West Pony, originária da Escócia, a menor raça conhecida também é originária da Escócia, o pônei Shetland, especificamente das ilhas Shetland.
Fato de muita relevância, é que todos os pôneis são oriundos de regiões de pouca disponibilidade de alimentos e regiões inóspita, assim, acredita-se que o pônei tenha evoluído de forma mais lenta que os demais equinos, estando mais próximo do ancestral do cavalo.
No Brasil, segundo a ABCCPônei (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Pôneis), a raça surgiu de um cruzamento de pônei da raça Shetland com alguns exemplares trazidos da Argentina, dos tipos Fabella além de animais oriundos do Paraguai e Uruguai. A raça brasileira surgiu no sul de Minas Gerais, próximo ao campo dos vertentes e Triangulo Mineiro, espalhando-se por Goiás, Bahia e demais estados do Nordeste e atualmente em todo o país.
3. DADOS
Porte: pequeno, equilibrado e proporcional, devendo ter no máximo 0,98m de altura para as fêmeas e 0,93m de altura para os machos, sempre medidos na cernelha, aos 36 meses de idade ou mais.
Temperamento: dócil, ativo e inteligente, o que o faz ágil e ao mesmo tempo manso.
Andamento: Trote harmonioso em todas as suas modalidades, de preferência o de ação reta,