MARKETING DIGITAL
No mercado de hoje, é fato que as empresas estão utilizando diversas maneiras de comunicação direta com o cliente. Isto se deve, principalmente, ao avanço tecnológico alcançado na última década, o qual possibilitou o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam mais as necessidades dos seus clientes. Com isso surge o Marketing Digital, uma tática que engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
O marketing digital traduz-se em ações de Marketing (Estratégicas, Econômicas e Operacionais) adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing tradicional e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.
O e-marketing ou marketing eletrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus consumidores.
Neste trabalho iremos abordar as vantagens e desvantagens de comunicação de empresas que souberam usar de forma correta e incorreta a mídia. E qual o melhor lugar de onde investir seu dinheiro trazendo benefícios para a empresa e satisfação para os clientes cada vez mais exigentes.
Agora veremos dois casos de marketing digital, o que deu certo e trouxe clientes e prestigio e o outro caso onde trouxe bastante dor de cabeça para a empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Marketing positivo
O primeiro exemplo de Marketing Digital bem estudado e que deu certo e rendeu ótimos resultados é da Montadora de Carros NISSAN. A campanha da montadora é sobre Picape Frontier XE 4/4. A Campanha revelada no Youtube com o vídeo promocional leva os usuários