Analise de palestra - poneis malditos
Campanha Pôneis Malditos
Acadêmico: Marcelo Cristofolini
Professor: Deivi Eduardo Oliari
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (PEP11) Teoria da Comunicação
23/11/2011
1 A CAMPANHA
Após a divulgação da campanha "Pôneis malditos", da picape Frontier, a Nissan registrou um aumento nas vendas desde o mês quando a campanha foi divulgada até agora. Foi uma campanha que repercutiu o país, foi acessada por quase 15 milhões de pessoas, fora os compartilhamentos em redes sócias e na TV.
2 O PROBLEMA
Com menos de 2% de mercado, a Nissan era ainda uma marca muito pequena, e o seu investimento em publicidade era muito menor que os concorrentes. Para resolver este problema, foi pensado em uma estratégia. Atualmente o segmento de picapes estava investindo cada vez mais em conforto, pensando nisso, a Nissan além de investir no conforto investiu no motor da Frontier. Disso surgiu a ideia de que, comparando com a Frontier, as outras picapes têm pôneis e não cavalos de potência. E só os cavalos encaram a lama, os pôneis não.
3 A CAMPANHA
Logo de início, o vídeo começa com a seguinte pergunta: “Você quer uma picape que tenha cavalos ou pôneis?”. Em seguida o dono da picape (da concorrência) reclama dos “pôneis”, como se tivesse se arrependido em ter escolhido uma que oferecesse mais conforto do que potência. Mas o que ficou na memória das pessoas foi a música em que esses pôneis cantam.
3.1 RESULTADO
O resultado dessa campanha foi um sucesso, no You Tube foram mais de 12 milhões de visualizações do vídeo oficial, e o vídeo mais visto em todo o mundo no mês em que foi veiculado. No Facebook, a página oficial cresceu de 2 mil para 75 mil fãs. No Twitter foram 4 dias no Trending Topics Mundial e 6 dias no Trending Topics Brasil. Totalizando mais de 100 milhões de pessoas na internet. Mais de 2mil vídeos espontâneos no You Tube, como paródias e