dissertacao
O entrevistado José Antônio Lopes 60 anos, formou-se em 1980. E iniciou sua atividade profissional logo após formado, onde abriu sua primeira empresa. Mesmo com tantos anos de experiência, mostrou um amor pela construção civil desde a infância e se mantem até hoje aplica toda essa paixão em suas obras, não importando a grandeza dela.
Como um profissional autônomo, seu escritório é sua residência, onde tem uma sala própria para atender seus clientes.
Para ele um bom profissional é aquele que tenta sempre inovar seus trabalhos e se dedicar 100%, mesmo trabalhando em sua casa e tendo um horário relativamente flexível, tem que fazer muita hora estra, pois muitos de seus clientes só podem ser atendidos depois das 18:00. Sua clientela e bem heterogênea que vai de minha casa minha vida a casa de condomínio fechados e salas comerciais.
Mesmo com tanto tempo de profissão, ele acha que o ramo da engenharia civil é bem amplo e completo e sabe que nunca será possível saber tudo sobre ela, e por isso está sempre disposto a ouvir opiniões e críticas, podendo ser de um outro engenheiro até de um cliente totalmente leigo.
Em sua opinião o engenheiro tem uma das maiores responsabilidades, junto ao médico, entre todas as outras, pois quando ele é responsável pela estrutura de um prédio, como por exemplo, ele sabe a quantidade de pessoas que vão residir nele e tem a consciência que será o culpado caso algo aconteça com o edifício, então ele está sempre se pondo no lugar do outro, que está prestando serviço. E também defende que a engenharia civil é a mãe de todas as outras engenharia, visto que partir do momento que os homens tomou necessidade de estabelecer em um abrigo fixo, surgiram necessidades de melhorar e proteger esses abrigo. Que ao longo dos séculos, a grande demanda e as novas técnicas impulsionou a criação da engenharia civil. Que é a base de todas as outras