leis
Este artigo quando completo mostrará como construir passo-a-passo uma fonte de alimentação de 5V, além de mostrar como fazer um circuito que aproveite fontes de alimentação já existentes, o que poupará um bom trabalho.
O diagrama esquemático de uma simples fonte de alimentação de 5V é mostrado na Figura 1. Figura 1 - Fonte de Alimentação de 5V CC.
Clique para ampliar e visualizar melhor.
Quando dispomos de uma fonte de computador podemos utilizar a mesma sem nenhuma dificuldade nos circuitos com PIC, basta usar a pinagem correta dos cabos e iremos ter os nossos valiosos 5V.
Para tanto necessitamos apenas prestar atenção em qual pino estamos ligando e confirmar a tensão utilizando um multímetro (multiteste para alguns). Além disso não devemos nos esquecer que a fonte necessita de um Jumper em um dos conectores para funcionar. A Figura 2 (a) mostra o jumper para o funcionamento e (b) mostra como a ligação deve ser feita .
Figura 2(a) - Jumper para ligar a fonte. Figura 2 (b) - Ligação do jumper entre os Pinos PS_ON e GND.
Obs.: O Pino PS_ON é o pino do fio verde, e o GND os fios Pretos
Depois de efetuar a ligação do jumper (jumper é apenas um pedaço de fio) da fonte é só ligá-la na rede e utilizar os fios vermelho e preto, onde o vermelho tem a tensão de +5V e o preto é o GND (Terra). Sempre confirme a tensão dos pinos da fonte antes de ligá-la em seus circuitos para não danificá-los. A Figura 3 (a) e (b) mostra o teste da tensão com um multímetro. Figura 3 (a) - Ligação das pontas de prova do multímetro