Documento Araxá
Introdução
Devido às mudanças naturais dos processos, o Serviço Social brasileiro se viu com a necessidade de reformulação, de mudança, revisão continua de suas teorias e práticas para um melhor atendimento ao seu usuário. Desta necessidade foi formulado o DOCUMENTO DE ARAXÁ, tendo como objetivo a Teorização do Serviço Social.
Quanto à natureza do Serviço Social
A indefinição a respeito do Serviço Social ser considerado uma ciência ou não, o fato de ainda manter uma imagem de caráter assistencialista, o fato de se trabalhar em conjunto com o capitalismo, fez com que o Serviço Social buscasse novas formas de atuação passando a trabalhar mais voltado a realidade social do meio onde está inserido.
Objetivos do Serviço Social
Aqui tratamos das formas de valorização do individuo, de seus direitos, de suas necessidades, das condições necessárias para que se possa atingir seus objetivos, ter sua dignidade garantida, tendo como referencia a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Funções do Serviço Social
É através das funções do Serviço Social, que se busca melhores condições na prestação de serviço ao usuário buscando extinguir os motivos que impedem o desenvolvimento do grupo ou individuo; auxiliando nas condições necessárias para desenvolvimento de suas potencialidades e buscando intervir em qualquer situação que venha a dificultar a realização dos objetivos traçados.
Metodologia de Ação do Serviço Social
Três postulados:
1 – Postulado da dignidade da pessoa humana – no qual podemos confirmar que pelo simples fato de “ser” humana, a pessoa merece todo respeito, independentemente de sua origem, raça, sexo, idade, estado civil ou condição social e econômica; é a defesa dos direitos fundamentais do individuo.
2- Postulado da sociabilidade essencial da pessoa humana – onde é verificado o fato de o ser humano já nascer integrado em uma coletividade; vive sempre em sociedade e possui direitos e deveres