Documento de Araxa
APRESENTAÇÃO E SINTESE DO DOCUMENTO DE ARAXÁ
APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DE ARAXÁ
A realização do 1º seminário de Teorização do Serviço Social foi, no Brasil, uma tentativa significativa, de maneira conjunta e internacional, de estudar e teorizar a Metodologia do Serviço Social.
O 1º Congresso de Serviço Social, em 1947, que adotou um novo conceito para o Serviço Social. O tema da Metodologia do Serviço Social também foi objeto de estudo pelas escolas de Serviço Social através das convenções da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social através das convenções da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social.
O 1º Seminário de Teorização de Serviço Social foi promovido pelo CBCISS – Centro Brasileiro de Cooperação e Intercambio Serviço Sociais, que convocou um grupo de 38 assistentes sociais, para uma semana de estudos sobre “ Teorização do Serviço Social”. Esse encontro aconteceu de 19 a 26 de março de 1967, em Araxá.
Esse Seminário se insere dentro de um momento de questionamento por parte do Serviço Social e de busca de uma metodologia, mas adequada de inserção ao desenvolvimento. Balbina Ottoni, analisando esse momento histórico, afirma: “No início dos anos 60, vários fatores levaram os assistentes sociais a questionar a natureza e operacionalidade do Serviço Social.
O Serviço Social no Brasil surge na década de 1930 ‘ na sua evolução, o serviço social, como prática institucionalizada, caracterizou-se pelo desempenho de papéis relacionados com disfunções manifestadas no nível do indivíduo sob formas de desajustamentos sociais e ao mesmo tempo identificadas ao nível das estruturas sociais”. Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais “desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas”. “ Observa-se que a absorção dos profissionais do, Serviço Social no plano