documento de araxa
2.3 A formulação da perspectiva modernizadora
O processo de renovação do Serviço Social no Brasil tem sua primeira expressão a partir do desenvolvimento da perspectiva modernizadora iniciada no encontro de Porto Alegre, em 1965 promovido pelo CBCISS .
Mas só dois mais tarde, em 1967, tem sua formulação afirmada,com os resultados obtidos no primeiro “Seminário de Teorização do Serviço Social”,em Araxá (MG) entre os dias 19 e 26 de março daquele ano, e mais tarde um pouco em1970 pelo segundo evento desse tipo em Teresópolis (RJ), nos dias 10 a 17 de janeiro.Esses encontros deram origem a dois documentos importantíssimos para o movimento de reconceituação iniciado com a perspectiva modernizadora da profissão,são eles o “Documento de Araxá” e o “Documento de Teresópolis”.
Porém, a perspectiva modernizadora não se conteve apenas a esses dois documentos, houve ainda grande influência de trabalhos de profissionais e docentes que discutiram o tema, entre a metade da década de sessenta e o final da década de setenta,dos quais o estudioso que mais se destacou foi Lucena Dantas.Mas vamos nos conter neste estudo, a falar sobre esses dois documentos que tiveram fundamental importância na formulação do Serviço Social voltado para a realidade brasileira. Já que até então eram seguidos modelos de países capitalistas centrais e agências internacionais como a ONU, que não se adequavam ao contexto brasileiro. Não podemos deixar de citar, no entanto, a tendência desenvolvimentista desses documentos, naturalmente influenciados pelo ideário de desenvolvimento econômico-social e político decorrente do governo golpista de abril de 1964, que acoplaria mais tarde, a noção de segurança em seu discurso ideológico. Portanto os resultados obtido sem Araxá e Teresópolis mostraram-se bem sincronizados com o regime vigente.
2.3.1 Araxá – A afirmação da perspectiva modernizadora
O documento de Araxá foi um resultado