Redes
Neste trabalho é apresentada a tecnologia para redes sem fio de curto alcance denominada Bluetooth, abordando aspectos de sua arquitetura e camadas de acesso.
Com objetivo de eliminar os cabos das conexões entre dispositivos e desenvolver um padrão que atendesse à demanda de interconectar não só computadores, mas outros dispositivos de comunicaçãode maneira eficiente e de baixo custo, cinco companhias (Ericsson, IBM, Intel, Nokia e Toshiba) se uniram para formar um consórcio (SIG – Special Interest Group) . O consórcio foi nomeado Bluetooth, em homenagem ao Rei Viking Harald “Bluetooth” Blaatand, que unificou Noruega e Dinamarca durante seu reinado (940-981) e cuja estratégia era baseada no diálogo.
A tecnologia Bluetooth permite cobrir uma distância maior em termos de dispositivos conectados e formar pequenas redes, enquanto que não necessita de conhecimentos especializados a fim de configurar os dispositivos.
Neste trabalho serão descritos os pormenores da tecnologia Bluetooth, tais como protocolo e arquitetura, funcionamento, bem como aspectos relacionados à segurança deste tipo de comunicação.
O que é Bluetooth
O Bluetooth é uma tecnologia sem fio através de ondas de rádio que possibilita comunicação a curta distância entre diversos dispositivos eletrônicos como: PCs, notebooks, PDAs, telefones celulares, impressoras, fones de ouvido e tocadores de MP3.
A proposta dessa nova tecnologia é permitir a substituição dos vários cabos proprietários existentes que são usados para a conexão destes dispositivos por uma solução padronizada que possa ser adotada mundialmente. ARQUITETURA BLUETOOTH
A arquitetura Bluetooth consiste basicamente de dois componentes: um transceiver (hardware) e uma pilha de protocolos (software). Esta arquitetura oferece serviços e funcionalidades básicas que tornam possível a conexão de dispositivos e a troca de uma variedade de tipos de dados entre estes