Designer Gráfico e Linguagem Visual
1. Quais são as principais características do estilo Art Nouveau?
Forma: buscou-se a originalidade, quebrando a tradição. São utilizadas linhas de origem floral ou animal, com formas delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas;
Materiais: explora novos materiais, como o ferro, vidro e o cimento;
Design: o movimento diferenciou-se por dar grande importância ao design, deixando de lado a pintura (muito valorizada em outros momentos). Por isso, muitas vezes, foi marcado por uma decoração elaborada e superficial. O grande destaque foi o desenvolvimento de cartazes (muito difundidos pelo avanço tecnológico que permitiu a criação da litografia colorida) e objetos de decoração. Foram criados novos formatos de letra, marcas comerciais e layouts de impressão.
2. Quais as diferenças entre o Art Nouveau e seu movimento precursor, o Arts and Crafts (Artes e Ofícios)?
Art Nouveau buscava quebrar as tradições buscando originalidade com a exploração de novos materiais, dando maior importância no designer, visando uma decoração mais elaborada, já o seu precursor utilizava simplicidade nas formas; formas lineares e planas; em sua primeira fase, desenhos inspirados em formas naturais como plantas e animais; em seguida, desenhos mais abstratos e inspirados pelo movimento e criaturas místicas; possuía a mão do artesão visível no trabalho, como marcas de marteladas, por exemplo, o que diferenciava do objeto fabricado por uma máquina (perfeito).
3. Em que áreas do design, nos dias de hoje, podemos encontrar a influência do estilo Art Nouveau?
Vemos as influências desse estilo no design de embalagens, gráficos, arquiteturas, entre outros. Encontramos ainda coleções de maços de cigarros com desenhos inspirados no Art Nouveau. Grades de portões com ornamentos em forma de chicote, corrimãos de escadas e outros elementos da arquitetura urbana.