Design Grafico
Linguagem Visual e o Sistema Gráfico Digital
O trabalho tem como tema “Tendências do Design Gráfico: Linguagem Visual e o Sistema Gráfico Digital”. Mostra a evolução dos sistemas digitais com o passar do tempo, os sistemas de signos utilizados por cada cultura, e também universal e a linguagem visual.
Para começar, uma breve análise do que é a linguagem visual. A linguagem visual leva a algum entendimento usando símbolos gráficos para gerar um sentimento ou uma ideia na cabeça de quem visualiza a imagem em questão. Ao compor uma peça de comunicação visual, o designer ou artista estrutura o sentir e o pensar. Na tarefa estão presentes o conhecimento dos elementos visuais como representação de ideias e a organização e a ordenação de tais elementos em uma composição compreensível e, antes de mais nada, LEGÍVEL.
A linguagem visual abrange vários elementos para formar um sistema gráfico. Ex: pontos, linhas, textura, escala, cores, volume, etc.
Um ponto importante que engloba o referido trabalho é a diferença entre Designer e Design. Muitas pessoas (tanto leigas como avançadas) não sabem distinguir os mesmos. O Design está associado à ideia de planejar, projetar, conceber e de designar, e não de desenhar como geralmente é traduzida.
O designer é o profissional que está habilitado a efetuar atividades relacionadas ao design.
O Sistema Gráfico Digital sofreu muitas alterações. Desde os tempos primitivos o que predominava era as imagens formalizadas, criadas em suas mentes através da imaginação por intermédio apenas de informações passadas oralmente, predominando apenas a linguagem oral.
E depois o surgimento da escrita, formalizando o sistema de linguagem escrita.
Passando por tempos pré-históricos, idade medieval, moderna, entre outros, até os dias atuais, o sistema gráfico evoluiu gradativamente, principalmente com o uso de computadores.
Os sistemas digitais incluem novas formas de uso e, consequentemente, de reprodução.
Vários