Design Grafico
Richard Hollis (2001) define design gráfico como a “arte de criar e selecionar elementos visuais, combinando-os para transmitir uma idéia”. De modo geral, a principal função do design gráfico é identificar, informar e promover uma idéia, marca ou produto. Atualmente, os designers gráficos atendem ao mercado publicitário, editorial e de embalagens, entre outros campos da comunicação. A mensagem transmitida por um material gráfico, na maioria das vezes, não expressa os pensamentos ou crenças do designer. Ao contrário disso, o material deve atender às necessidades do cliente e a “mensagem precisa ser colocada numa linguagem que o público conheça e entenda” (HOLLIS, 2001, p.03). O designer também deve criar considerando os processos de produção, mecânica e/ou digital, e os diferentes tipos de suportes.
I – HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO
PÔSTER NO SÉCULO XIX
No final do século XIX, os pôsteres refletiam os ambientes econômico, social e cultural da época. Esses materiais, que no início eram impressos em preto e branco, só passaram a receber cores a partir da invenção da litografia. As ilustrações simplificadas competiam nas ruas para atrair consumidores para os produtos e serviços. O estilo de grafismo da época refletia o interesse dos artistas pelas xilogravuras japonesas. Henri de Toulouse-Lautrec, tornou-se um dos artistas mais conhecidos da época.
Nesses pôsteres não há luz, sombra ou profundidade. O desenho é trabalhado em cima do contorno, da cor uniforme e de uma folha em branco como se fosse um mapa. Os traços-chave são utilizados como uma espécie de fronteira entre uma cor e outra (HOLLIS, 2001, p.06).
O pôster fala sobre as tendências estéticas de uma geração.
Jules Cherét - desenvolveu sistema de litografia em 3 a 4 cores.
Toulouse Lautrec, assina cartazes de espetáculos teatrais.
Não há luz, sombra ou profundidade. Os traços são utilizados como fronteiras entre uma cor e outra.
ART NOUVEAUT
O movimento Art