França industrialização e economia
A França é atualmente um dos países mais industrializados do mundo, apresentando uma posição geográfica privilegiada, pois dispõe de portos, no Oceano Atlântico, no Mar Mediterrêneo, e até no Rio Reno, na fronteira com a Alemanha. Todas as grandes cidade francesas são banhadas pelos cinco mais importantes rios dos país: Sena, Loire,Garrone,Ródano e Reno. Mesmo Lille, que não é cortada por um grande rio, não está isenta da influência das vias navegáveis.
No seu processo de desenvolvimento inicial, ela servia como entroncamento de pequenas vias aquáticas concectando-se através destas com a Bélgica. Paris, no Norte da França, é cortada pelo Sena. Por intermédio dessa artéria fluvial geralmente utilizando-se embarcações de pequeno porte é possível o acesso ao porto atlântico de Le Havre, na Normandia. Na parte oeste, Nantes, no rio Loire, Bordeaux e Toulouse, no rio Garrone, têm acesso fácil ao oceano Atlântico. No centro, Lion liga-se ao Mar Mediterrâneo, pelo rio Ródano, enquanto, no nordeste do país, Estrasburgo é um movimentado porto fluvial no rio Reno.
A poderosa indústria francesa se destaca nos setores automobilístico, com as multinacionais Renault, Citröen e Peugeot; químico com a Rhodia, Saint-Gobain e Péchiney; telecomunicações, com a Alcatel; além das indústrias de cosméticos e vinhos. A maior parte desssas grandes multinacionais possui fábrica no Brasil ou escritórios gerais de representação para o mercado sul-americano. No setor energético, a nação francesa é a que mais depende de energia nuclear no mundo. Cerca de 75% do total da energia consumida no país é de origem nuclear. A existência de grandes jazidas de urânio na região montanhosa do Maciço Central é um dos fatores que impulsionaram o uso dessa fonte de energia em grande escala.
Na União Européia, a França é o principal produtor de alimentos, apresentando uma agropecuária e agroindústria modernas e competitivas. Os agricultores franceses exercem pressão sobre o