industrialização no Brasil
2014
Relação entre urbanização e industrialização no Brasil e na França.
Trabalho realizado pela matéria de Geografia, sob comando do professor
Sumário
1.1 O que é Urbanização
Urbanização é a formação de crescimento das cidades tanto em quesito populacional quanto em expansão de território. É nesse processo em que a área rural passa a ser um espaço urbano. Onde também acontece o êxodo rural, em que ocorre a consequente migração populacional do tipo campo-cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada.
Quando falamos de área territorial, o espaço rural é bem mais amplo do que o espaço urbano. Isso acontece porque ele exige um maior espaço para as práticas nele desenvolvidas, como a agropecuária, o extrativismo mineral e vegetal, além da delimitação de áreas de preservação ambiental e florestas em geral.
No entanto, em termos populacionais e em atividades produtivas no contexto econômico e capitalista, a cidade, vem se sobrepondo ao campo. A velocidade com que a urbanização acontece é cada vez maior. O processo de formação das cidades ocorre desde os tempos do período neolítico. No entanto, sob um certo ponto de vista, as cidades sempre estiveram vinculadas ao campo, pois dependiam deste para sobreviver. O que muda no atual processo de urbanização capitalista (séc. XVIII), é que agora é o campo quem passa a ser dependente da cidade, pois é nela que as lógicas econômico-sociais que estruturam o meio rural são definidas.
O processo de urbanização no contexto do período industrial estrutura-se a partir de dois tipos de causas diferentes: os fatores atrativos e os fatores repulsivos.
Os fatores atrativos, como o próprio nome sugere, são aqueles em que a urbanização ocorre devido às condições estruturais oferecidas pelo espaço das cidades.
Os fatores repulsivos são aqueles em que a urbanização ocorre não em função das vantagens produtivas das cidades, mas graças à