A industrialização do brasil
Sua origem: Não houve desenvolvimento industrial quando o Brasil estava no domínio de Portugal, que não autorizava as fábricas no nosso território, para consumir produtos portugueses. Mesmo depois que a família real chegou ao Brasil e com a chegada dos imigrantes para cá, fez com que o Brasil ficasse dependente dos produtos ingleses.
Só no final do século XIX, que o Brasil começou a se desenvolver industrialmente. Os cafeicultores começaram as investir parte dos lucros, em indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas com produtos mais simples e sua mão de obra, era muitas vezes de imigrantes italianos.
Seu desenvolvimento: Foi no governo de Getulio Vargas, que a indústria brasileira ganhou um grande impulso, que teve como objetivo efetivar a industrialização do país, privilegiando as indústrias nacionais, para não deixar o Brasil cair na dependência externa, com leis que falavam para melhorar os atrativos da indústria e com isso a indústria nacional, cresceu significativamente nas décadas de 1930-40. Como o desenvolvimento ficou restrito para alguns centros urbanos da região sudeste, houve uma desigualdade regional, com isso a indústria se beneficiou do final da 2ºguerra mundial, pois, os países europeus, estavam com suas indústrias arrasadas, necessitando importar produtos industrializados de outros países, entre eles o Brasil. Com a criação da Petrobrás, ocorreu um grande desenvolvimento das indústrias ligadas à produção de gêneros derivados do petróleo(borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes, etc.)
Durante o governo de Juscelino Kubitschek o desenvolvimento industrial brasileiro ganhou novos rumos e feições, pois Juscelino abriu a economia para a capital nacional, atraindo indústrias multinacionais e foi neste período que ocorreu a instalação de montadoras de veículos internacionais (Ford, General Motors, Volkswagen e Willys) em território brasileiro.
Sua atual situação: Atualmente o