a industrialização do brasil
SIMONE FERREIRA ALVES
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSOR: JOÃO MOURA
A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
São Lourenço da Mata
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................02
1- DESENVOLVIMENTO ................................................. 03 1.1 Subtítulos ................................................................05
CONCLUSÃO .................................................................. 10
REFERÊNCIAS BIBVIOGRÁFICAS................................ 11
INTRODUÇÃO
O trabalho que se desenvolve a seguir tem a seguinte cronologia – destacar os principais fatores que levarão à industrialização no Brasil e m suas regiões, comentando os principais produtos e o que levou às indústrias a se instalarem no País, como também apresenta um subtítulo destacando a distribuição das indústrias na região.
A industrialização do Brasil iniciou-se após a construção das primeiras estradas de ferro, no século XIX. A primeira indústria instalada foi a têxtil, que permaneceu por mais de oitenta anos como a principal atividade no país. Após 1960 instalou-se a manufatura moderna e diversificada e atualmente a indústria de transformação ocupa a sétima posição no mundo.
As principais indústrias são: têxtil, siderúrgica, eletroeletrônicas, tabaco, automóveis, navios, aviões, alimentos e a química.
São Paulo é o principal Estado industrial, com fábricas que produzem aproximadamente um terço do volume total das indústrias do Brasil; as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE) também são grandes centros industriais.
1. DESENVOLVIMENTO
A Industrialização do Brasil
O Brasil é considerado um país emergente. Apesar disso, está quase um século atrasado industrialmente e tecnologicamente em relação às nações