Resenha O Negócio do Século XXI
KIYOSAKI, Robert T.. O Negócio do Século XXI. Elsevier, 2012.
As obras de Robert T. Kiyosaki são de grande relevância para trazer a tona um tema de suma importância para a sociedade, o qual não é ensinado ou discutido nas escolas e até mesmo em universidades, mas que desperta grande interesse nas pessoas quando é abordado, o tema da educação financeira.
Em “O Negócio do Século XXI” o autor tenta mudar ou expandir a visão limitada que as pessoas têm sobre o mundo financeiro, descrevendo as próprias experiências que teve ao longo de sua vida, repassando os ensinamentos que lhe foram oferecidos por seus mentores e mostrando como se tornou um empresário de sucesso. Ele oferece uma mensagem essencial e comum em suas obras, a de que as pessoas devem assumir a responsabilidade por suas finanças se quiserem parar de receber ordens e construir riqueza genuína.
A obra é dividida em três partes: parte um “Assuma o controle do seu futuro” que é composta por seis capítulos, parte dois “Um negócio: Oito ativos construtores de riqueza” contendo onze capítulos e parte três “Seu futuro começa agora” composta por quatro capítulos.
A primeira parte é talvez a mais importante onde o autor mostra que o modo de vida que a grande maioria das pessoas possuem hoje é resultado da educação que recebem e que esta advém da era industrial, onde a grande necessidade de empregados induziu o governo a adotar o sistema prussiano de educação, o qual modela até hoje os sistemas educacionais ocidentais.
Nesta parte também o autor divide as formas de geração de receita em quatro, que ele chama de “quadrante cashflow”, e nomeia cada parte do quadrante em E (empregado), A (autônomo), D (dono de uma empresa) e I (investidor). A esmagadora maioria da população vive nos quadrantes “E” e “A” devido à educação que recebem, de que precisam estudar bastante para conseguirem um bom emprego e finalmente se aposentarem que o Estado cuidará de tudo. Para Robert as